Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

UBS BARRAGEM: A PRECARIEDADE TRANSFORMADA EM ALEGRIA



Num país que sofre com as diversidades econômicas, em que grande parte da população não tem acesso às necessidades básicas constituídas por lei, e que lutam diariamente para a sobrevivência de suas famílias, até mesmo com menos de um salário mínimo. Remete-nos a pensar que esta é uma realidade totalmente afastada de nossas muralhas de concreto, rodeadas de trânsitos caóticos, correrias diárias de uma metrópole sustentada pelos pilares da individualidade do ser humano.
Porém estamos errados, pois está é uma realidade aqui mesmo da capital, localizado há 30 km de Interlagos, e completamente esquecido por nossos governantes e autoridades em questão. É assim Barragem, bairro pertencente ao Distrito de Parelheiros extremo sul da cidade de São Paulo. Preservado pela Área de Proteção Ambiental é considerado patrimônio geológico. Cercado pelas bacias hidrográficas Billings e Capivari – Monos, e cortadas por vegetação fechada da mata atlântica abrigam em sua extensão não apenas ricos mananciais, mas problemas decorrentes de seu esquecimento.
Tão rico e ao mesmo tempo tão pobre, onde mesmo com todo o manancial não existe água potável, as ruas são de terra, há apenas uma estrada asfaltada repleta de buracos e desníveis. Há pouca iluminação, não apenas na estrada, mas em todo o bairro e o único transporte oferecido pela prefeitura é precário, pois o utilitário demora 40 minutos para passar no ponto de ônibus. Para termos uma ideia geral da situação que vive esta população, a farmácia e a base da polícia militar mais próxima ficam a cerca de 8 km.
Dentre toda essa diversidade cultural e principalmente econômica vivem cerca de 1.500 famílias, dependendo de um sistema de saúde, em que muitas pessoas andam mais de 12 km para receber atendimento médico na única unidade básica de saúde existente no bairro. Muito mais que atendimento, procura uma mão amiga, a esperança para milhares dessas pessoas num único lugar.
Compromisso este assumido por toda equipe da Unidade Básica de Saúde Barragem, tanto nos atendimentos clínicos como nos projetos educacionais implantados na comunidade. Responsabilidade social assumida com programas desenvolvidos para uma melhor qualidade de vida dos idosos, educação sexual para adolescentes, além de benefícios para uma melhor condição de vida para toda comunidade.
Comprometimento associado a uma belíssima equipe, que se dedica diariamente a solucionar de maneira atenciosa e cativante os problemas de uma sociedade, que aos poucos trazem o sorriso e a dignidade a uma população totalmente esquecida por todos. E mesmo com todas as dificuldades enfrentadas não deixam de plantar uma semente de esperança no coração de cada pessoa dessa comunidade.
Muito mais que médicos, enfermeiros e auxiliares, é a luz encontrada pelos moradores do Barragem, que estava perdida, e que a cada dia é transformada em alegria perante as conquistas alcançadas por esses profissionais. Exemplo este que não apenas nós devemos seguir, mas que todas as autoridades, pois este é apenas um bairro dos milhares existente por toda São Paulo.
Crédito da Imagem: Maria de Lourdes Pupo

4 comentários:

O.R.C.A Publicidade disse...

Um texto muito abrangente e que mostra uma realidade, muito maquiada pela nossa imprensa e sociedade sem contar o total esquecimento de nossos governantes.
Como é bom ver pessoas que ainda lutam e ajudam as pessoas e são felizes nas mais dificies situações, meus parabéns ao pessoal da UBS Barragem e a Jornalista Fernanda Misquita, que foi atras de um assunto que é de interesse de todos e que nao pode cair no esquecimento, temos que lutar por todos não só pelos mais bem aventurados. Por isso a Nossa agência se compromete a ajudar também a comunidade do Barragem.

Borges Adriano disse...

Parabens Jornalista Fernanda, como sempre me surprende à cada trabalho executado por você me mostrando um ser humano impar, na busca de soluções oara um mundo melhor e mais justo.
Continue sempre assim.
Grande abraço

Aline disse...

Obrigada pelo lindo texto que vc escreveu, e eu enfermeira da UBS Barragem, fico muito feliz em saber que alguém viu e entendeu o que nós queremos passar para esta população, pois dignidade independe do local onde se reside, mas sim do entendimento que a comunidade tem sobre cidadania. Fomos pra este lugar por escolha e por querer fazer a diferença, oferecer um serviço de saúde de qualidade e com amor, pois a humanização existe lá, na medida do possível e mesmo com a precariedade de nossas instalações! Obrigada mais uma vez pelas palavras e por mostrar o Barragem pro mundo! ALINE PIVA

Murilo Pupo disse...

Muito bom o texto, achei de uma sensibilidade o modo como viu e reproduziu para todos nós uma situação vividas por muitos brasileiros e que temos pessoas que lutam por dar uma maior dignidade a esse povo esquecido pelos governantes. Palavras bem utilizadas , numa matéria impar.
Parabéns pelo belo texto e pela percepção dos fatos.